Ainda não foi desvendado qual gatilho leva ao aparecimento da afta embora exista estudos que demonstram fatores que facilitam o aparecimento delas em indivíduos com similar genética,
CAUSAS - Dentre as principais causas, mencionamos algumas que ajudam no surgimento das feridas:
I) Machucados causados por mordidas na bochecha e na língua, por uma escovação traumática ou pelo uso de aparelhos ortodônticos são exemplos de situações que podem levar ao aparecimento das lesões.
II) Também é frequente o aparecimento das aftas em pacientes que desenvolvem alguma alergia ou intolerância alimentar a condimentos, glúten ou lácteos.
III) Algumas pessoas parecem ser mais sensíveis a alimentos ácidos como abacaxi, laranja, limão, chocolate, temperos, canela, queijo, figo, tomate etc
IV) Pessoas com uma ingestão inadequada de ferro, ácido fólico, vitaminas do complexo B e zinco têm maior risco de apresentar as ulcerações recorrentes.
V) Algumas mulheres têm aftas recorrentes que coincidem com o ciclo menstrual ou nos dias que antecedem a menstruação.
VI) Estresse e baixa na imunidade também podem ser gatilhos para o aparecimento das ulcerações.
VII) O consumo de alguns anti-inflamatórios pode facilitar os quadros de lesões ou ulcerações na boca do tipo aftas.
TRATAMENTO - Sempre busque orientação de um dentista, que indicará medicamentos adequados. Abaixo mencionamos alguns cuidados caseiros que ajudam no alívio das dores, para casos de quadros leves:
I) Nunca utilize analgésicos de consumo oral diretamente na lesão, pois eles podem piorar a ferida.
II) Manter escovação diariamente pois a boca é um grande foco de bactérias. Use cremes dentais infantis ou para mucosas sensíveis.
III) Aplicação de gelo na ferida é uma maneira de aliviar a dor causada
IV) O consumo de mel pode trazer bons resultados no tratamento de afta que surgiram em pacientes em tratamento de câncer, consumido puro em contato com a lesão ou como enxaguante bucal, devido às suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. https://eventos.ajes.edu.br/iniciacao-cientifica-guaranta/uploads/arquivos/6243b466924ee_Artigo-ICprofhumberto-verso-final.pdf
V) Própolis tem propriedades antimicrobianas e cicatrizantes que ajudam a acelerar o processo de cura das lesões, usado diluído em água para fazer bochechos, segundo análises. Não consumir a versão com álcool.
VI) Chá de aroeira ou de camomila - Um estudo publicado mostra que o extrato dessas plantas tem ação antimicrobiana e anti-inflamatória. As ervas apresentaram benefícios para tratar a gengivite, por isso acredita-se que elas também possam ser aliadas no tratamento das aftas. Use os chás prontos já frios para fazer bochechos.
Participe de Estudo Clínico para Alívio da Dor Causada pela Afta e tenha 100% do tratamento de forma gratuita, sejam exames, consultas médicas, medicamentos e transporte até o Centro de Pesquisa. Acesse o link abaixo:
Comments