Com a entrada na Medicina por profissionais sem habilitação, os órgãos reguladores e Conselho focaram suas ações em medidas em prol da sociedade, para a melhora da prática da Medicina É crescente a oferta de procedimentos ‘aparentemente’ simples, como estética, por exemplo, fomentando o interesse de jovens.
Tornaram-se populares e são ofertados indiscriminadamente à população por não médicos, inclusive por profissionais de outras áreas da Saúde, muitas vezes, também sem avaliação médica. Falsas ofertas e promessas de resultado sem comprovação científica se multiplicam pela internet e são compartilhados em massa na web.
O CREMESP tem verificado o crescente número de jovens que procuram por resultados rápidos oferecidos por profissionais não habilitados. Problemas de autoestima desta faixa etária, que podem estar associados a distúrbios de humor (depressão) e alimentares, e devem ser identificados e tratados já que podem gerar graves consequências, são, muitas vezes, mascarados com promessas pelo corpo perfeito. E o resultado? Sequelas para a vida inteira ou até a morte.
Na sua mais recente ação, o Cremesp lançou recentemente Campanha de Defesa do Ato Médico, com o intuito de conscientizar a população sobre a importância de se procurar um profissional habilitado para a realização de procedimentos médicos. Com a campanha, o objetivo do Cremesp é, também, o de valorizar os profissionais da Medicina, que possuem papel fundamental na saúde e segurança da sociedade. Fonte: CREMESP (leia a matéria completa)
Comments