top of page
controladoriajoin

A lombalgia Aguda tem diversos tratamentos não farmacológicos. Você Sabia ?


Caso você esteja sofrendo com esta dor, acesse nosso link sobre o estudo em andamento e participe. Em atendendo aos critérios de seleção, você pode beneficiar-se com o tratamento para alívio da dor. Leia e Faça a sua inscrição:


Boa parte dos adultos sofrem dor lombar aguda em algum momento da vida. O evento mais comum é o paciente ter a famosa “dor nas costas” além do período agudo (período de até quatro semanas). A dor dor subaguda possui duração entre 4 e 12 semanas e alguns podem desenvolver dor lombar crônica, com duração acima de 12 semanas.


Na maioria dos casos, a dor lombar é do tipo aguda, melhorando após um período de até quatro semanas. É frequente a instituição de tratamento não farmacológico de diversas formas, considerando as preferências do paciente e tendo custos diferenciados. Os relatos de evidência da eficácia de terapias não farmacológicas geralmente são de qualidade baixa a moderada. Dentre as diversas técnicas, citamos algumas:


Uso de Calor

Este é frequentemente aplicado com a justificativa de que pode reduzir o espasmo muscular, embora o benefício seja pequeno e de curta duração.


Massagem

Não há evidências de que esta técnica ofereça ganhos clínicos para a dor lombar. A massagem está quase sempre associada ao aumento da satisfação do indivíduo.


Acupuntura

Esta técnica milenar pode ser uma alternativa, claro, sempre com o apoio de profissional habilitado. Trata-se de método mais restrito pois depende do poder aquisitivo do paciente. O benefício da acupuntura para alívio da dor lombar é limitado e podem ser ter resultados heterogêneos, embora seja uma técnica segura, com baixos efeitos colaterais


Manipulação da Coluna Vertebral

Trata-se de terapia manual que pode contribuir com melhoras na dor. Segundo dados de estudo clínico (2017), cerca de 80% dos participantes mostraram evidências de qualidade moderada de melhora na função.


Fisioterapia

Em geral, não se encaminha um paciente com lombalgia aguda para exercício ou fisioterapia. Seletivamente, pacientes podem ser encaminhados para esta técnica, uma vez que esses podem apresentar potenciais benefícios. Estudos não demonstraram claramente benefício do tratamento da terapia com exercícios generalizados, em comparação com tratamentos conservadores.


Yoga

A recomendação desta técnica é mais associada principalmente na dor lombar crônica. Não há evidências para apoiar o uso de yoga na lombalgia aguda,


Uso de Frio

O frio aplicado superficialmente não penetra muito abaixo da pele. Uma revisão sistemática de 2006 encontrou apenas três estudos avaliando o frio para dor lombar e foi incapaz de encontrar evidências de benefício.


Ficou interessado e quer saber mais ? Leia matéria completa aqui (Fonte: BLOG Jaleco)

288 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page